terça-feira, 24 de julho de 2012

LEGISLAÇÃO: Redes de proteção


 Projeto de norma, com 3 partes, em Consulta Nacional

Está à disposição da sociedade, em Consulta Nacional, o Projeto de Norma sobre redes de proteção para edificações, com três partes, abrangendo desde os produtos utilizados e a instalação, com os respectivos ensaios. Até o dia 20 de janeiro próximo, os interessados poderão fazer a apreciação dos seguintes documentos:

• 149:000.00-001/1 - Redes de Proteção para Edificações - Parte 1: Fabricação da rede de proteção .  Um dos requisitos é que o material da rede de proteção não seja reciclado, deve ser resistente à propagação de fogo e possuir temperatura máxima de trabalho de 50 °C ou superior.  Esta parte da norma refere-se a redes de proteção de janelas, sacadas, escadas, mezaninos, parapeitos, floreiras e outras aplicações semelhantes. Exclui,portanto, as redes utilizadas em piscinas, quadras, aviários etc. e aquelas que são instaladas na posição horizontal e sobre as quais ocorram esforço permanente ou temporário.

• 149:000.00-001/2 - Redes de Proteção para Edificações - Parte 2: Corda para instalação da rede de proteção. Esta parte da norma trata do conjunto de fios não metálicos torcidos ou trançados, utilizado para a fixação da rede de proteção e que também não pode ser reciclado e deve ser resistente à propagação de fogo. 

• 149:000.00-001/3 - Redes de Proteção para Edificações - Parte 3: Instalação.  A terceira parte da norma contempla o procedimento para instalação da rede, observando os cuidados necessários quanto ao substrato em que a rede será instalada (alvenaria, madeira, estrutura metálica), o espaçamento máximo entre os elementos de fixação e entre a rede e o substrato, além de outros aspectos.
A Consulta Nacional é um processo em que toda a sociedade se manifesta sobre normas novas ou revisadas elaboradas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Para acessar os documentos sobre redes de proteção e votar, basta entrar no site www.abnt.org.br/consultanacional e clicar no link da Comissão de Estudo Especial de Redes de Proteção para Edificações (ABNT/CEE-149).

Nenhum comentário:

Postar um comentário